IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump diz que ficará feliz em manter tarifas sobre importações chinesas em vigor

08/05/2019 10h25

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que ficará feliz em manter as tarifas sobre as importações chinesas, acrescentando que a China está equivocada se espera negociar o comércio mais tarde com uma administração presidencial democrata.

"A razão para a revisão dos termos da China e a tentativa de renegociação do acordo comercial é a sincera esperança de que eles possam negociar com Joe Biden ou um dos democratas muito fracos", publicou Trump no Twitter.

"Adivinhe, isso não vai acontecer! A China acaba de nos informar que eles (vice-premiê) estão chegando aos EUA para fazer um acordo. Vamos ver, mas estou muito feliz com mais de 100 bilhões de dólares por ano em tarifas enchendo os cofres dos EUA", acrescentou.

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira que elevarão as tarifas sobre 200 bilhões de dólares em importações chinesas de 10 para 25 por cento na sexta-feira, de acordo com o Federal Register, diário oficial do país.

Fontes com conhecimento das negociações disseram à Reuters que a China buscou alterar questões previamente acordadas especificando mudanças nas leis chinesas, o que afeta quase todos os capítulos do um acordo comercial de 150 páginas entre Washington e Pequim.

As mudanças solicitadas pela China criarão grandes obstáculos para chegar a um acordo em dois dias de negociações com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, nesta semana, antes que o aumento tarifário entre em vigor.

(Por Makini Brice e David Lawder)