IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estados americanos processam empresas farmacêuticas por manipulação de preços

11/05/2019 11h11

Por Doina Chiacu

WASHINGTON (Reuters) - Quarenta e quatro estados norte-americanos entraram com uma ação judicial em que que acusa 20 fabricantes de remédios, incluindo a Teva Pharmaceuticals USA, de inflacionar os preços dos medicamentos e reprimir a competição de mais de 100 remédios genéricos, disseram promotores estaduais neste sábado.

A denúncia, apresentada na sexta-feira no Tribunal Distrital dos EUA em Connecticut, disse que as empresas farmacêuticas se envolveram em "numerosas conspirações ilegais para restringir o comércio de maneira não razoável, inflacionar e manipular artificialmente os preços e reduzir a concorrência", segundo procuradores do estado.

Os remédios incluíam desde comprimidos e cápsulas até cremes e pomadas para tratar doenças como diabetes, colesterol alto, pressão alta, câncer, epilepsia e muito mais, segundo os procuradores. Em alguns casos, os aumentos coordenados de preços foram de mais de 1.000%, conforme a acusação.

Representantes da Teva e da Sandoz NOVN.S, outra empresa citada na ação, não responderam imediatamente a um pedido de comentário. A Teva USA é uma unidade da empresa farmacêutica israelense Teva Pharmaceutical Industries Ltd. TEVA.TA.

O processo também menciona 15 indivíduos como réus que, segundo a empresa, realizam os esquemas diariamente.

"O nível de ganância corporativa alegado nesta ação judicial é insensível e inconcebível", disse o governador de Nevada, Steve Sisolak, em um comunicado.

O processo pede indenizações, penalidades civis e ações do tribunal para restabelecer a concorrência no mercado de genéricos.

(Reportagem adicional de Ishita Palli em Bengaluru e Nate Raymond em Boston)