IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da Stone dispara 617% no 1º tri, empresa anuncia recompra de ações

13/05/2019 19h15

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de meios de pagamentos Stone, listada na Nasdaq, anunciou um salto de mais de 600 por cento no lucro do primeiro trimestre, semanas após suas ações terem sido severamente castigadas, o que precedeu a abertura de um programa de recompra.

A companhia brasileira, que estreou na bolsa norte-americana em outubro passado atraindo investidores otimistas com o plano da companhia de crescer fortemente no mercado de adquirência de cartões, teve lucro líquido de 177 milhões de reais de janeiro a março, um aumento de 617 por cento contra um ano antes.

O resultado refletiu a expansão acelerada, com a base de clientes subindo 92,7 por cento em 12 meses, para 309,7 mil, e as receitas totais evoluindo 86 por cento, a 535,8 milhões de reais. A adição líquida de clientes no trimestre somou 40,6 mil, evolução de 37,7 por cento sobre um ano antes.

No documento, o presidente-executivo da Stone, o Thiago Piau, afirmou que o modelo de negócios da companhia a permitiu ganhar mercado no período "sem a necessidade de atrair novos clientes com preços não transparentes ou forçá-los a aceitarem produtos que não desejam".

A Stone tem sido uma das companhias mais vocais contra a Rede, do Itaú Unibanco, desde que esta anunciou semanas atrás que não mais cobraria juros para antecipar recebíveis de lojistas.

Após o anúncio da Rede, a ação da Stone caiu cerca de 25 por cento, com investidores temerosos de que isso limitasse fortemente o modelo de negócios de empresas menores, fortemente baseado nas receitas com juros sobre antecipação de recebíveis.

O diretor comercial da Stone, Augusto Lins, que também é presidente da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag), acusou a Rede de praticar preços predatórios para tentar eliminar a concorrência.

A ação da Stone fechou esta segunda-feira em 26,54 dólares, em queda de 4,9 por cento, cerca de 26 de queda ante a cotação que tinha em meados de outubro, antes do anúncio da Rede.

A Stone anunciou nesta segunda-feira um programa de recompra de até 200 milhões de dólares de suas próprias ações.