IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mais atrasos no Brexit podem afetar economia do Reino Unido, diz autoridade do BC

13/05/2019 09h30

LONDRES (Reuters) - A economia do Reino Unido corre o risco de sofrer prejuízos se o Brexit sofrer mais um atraso para além do prazo de 31 de outubro, já que as empresas continuarão a conter os investimentos, disse o vice-presidente do banco central britânico, Ben Broadbent, nesta segunda-feira.

"Está bem claro que o investimento vem sentindo as conseqüências da incerteza sobre o Brexit e, particularmente, a possibilidade de um resultado ruim", disse Broadbent à agência de notícias Press Association.

"Se você fica continuamente esperando que novidades apareçam - uma resolução -, então isso pode ter um efeito bastante negativo sobre o investimento", disse ele.

Por outro lado, um acordo para o Brexit levará a "um forte retorno do investimento".

Broadbent reiterou a orientação do banco central de que os aumentos futuros da taxa de juros serão limitados e graduais, acrescentando que a "ênfase é na parte 'gradual' de limitada e gradual".

Ele disse que não sabe se o banco central britânico precisará aumentar os juros ou reduzí-los no caso de um choque de um Brexit sem acordo para a economia.

"Eu não sei. Eu realmente não sei, porque eu não sei o quanto a taxa de câmbio irá se mover", disse ele.

Várias outras autoridades do Banco da Inglaterra, incluindo o presidente Mark Carney, disseram que provavelmente será necessário reduzir os juros para ajudar a economia a superar o choque de deixar a União Europeia sem um acordo.

(Por William Schomberg)