IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar sobe e se aproxima de R$4,1 com aversão ao risco no exterior e cautela com cena política

17/05/2019 10h25

Por Laís Martins

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia ante o real nesta sexta-feira e se aproximava dos 4,1 reais, com aversão ao risco no exterior por renovadas tensões na disputa comercial entre Estados Unidos e China, e ainda com investidores cautelosos com a cena política interna.

Às 10:24, o dólar avançava 1,15%, a 4,0829 reais na venda.

Na máxima, a moeda tocou 4,0880 reais, e na mínima chegou a 4,0481 reais.

O dólar futuro ganhava cerca de 0,5% neste pregão.

Na quinta-feira, a divisa encerrou com avanço de 1,01%, a 4,0366 reais na venda, fechando acima dos 4 reais pela primeira vez em sete meses e meio.

A China afirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos precisam mostrar sinceridade para manter negociações comerciais substanciais, reagindo às sanções à gigante chinesa Huawei anunciadas pelo governo norte-americano na véspera.

Pequim ainda não disse se vai retaliar contra a última medida dos EUA na tensão comercial, embora a mídia estatal tenha adotado um tom cada vez mais estridente, com o Diário do Povo do Partido Comunista publicando comentários de primeira página que evocam o espírito patriótico de guerras passadas.

Internamente, participantes do mercado seguem digerindo o noticiário político local após mau humor generalizado na véspera que levou o dólar a superar o nível dos 4 reais no fechamento.

"A grande questão é a falta de coordenação política, a falta de uma mão forte que possa dar sequência. O governo Bolsonaro mostra que não existe nenhuma habilidade não só do presidente como também de seus ministros", afirmou Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora.

"Coloca em risco e em dúvida a capacidade desse governo de tocar em frente as reformas que o país precisa", afirmou.

Analistas já avaliam que o nível de 4 reais se aproxima cada vez mais do novo patamar de fundamento para a taxa de câmbio, à medida que se acentuam os riscos à agenda de reformas.

"É uma fuga de capitais", disse Gomes da Silva, sem descartar que a divisa alcance 4,10 reais ainda neste pregão.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fará uma palestra em encontro da indústria de construção no Rio de Janeiro, enquanto a comissão especial segue discutindo a reforma da Previdência.

Na quinta-feira, Bolsonaro disse que espera que a Medida Provisória 870, sobre a reforma administrativa, seja aprovada pelo Congresso na semana que vem sem alterações e também fez uma defesa da necessidade de reformar a Previdência.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)