China aprova 20,7 GW em projetos de energia solar e eólica sem subsídios
PEQUIM (Reuters) - A China aprovou seu primeiro lote de projetos de energia eólica e solar sem subsídios, com empreendimentos que somam uma capacidade instalada total de 20,76 gigawatts, disse a agência de planejamento do país nesta quarta-feira.
O movimento segue-se à promessa da China em janeiro de lançar uma série de projetos de energia sem subsídios neste ano, em meio a uma tentativa de enfrentar um acúmulo de atrasos no pagamento de incentivos e de aproveitar a forte queda dos custos de construção no setor.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) também pediu a empresas de distribuição que assinem contratos de longo prazo para a compra de energia junto aos operadores dos projetos renováveis sem subsídios, segundo um comunicado.
No total, foram aprovados pela NDRC um total de 56 projetos eólicos e 168 projetos solares, além de 26 projetos-piloto de geração distribuída renovável, em 16 cidades e regiões da China.
Até abril, a China tinha uma capacidade instalada em energia eólica de 280 gigawatts, enquanto as usinas solares somavam 130 gigawatts, segundo dados oficiais.
(Por Muyu Xu e David Stanway)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.