IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China aprova 20,7 GW em projetos de energia solar e eólica sem subsídios

22/05/2019 11h44

PEQUIM (Reuters) - A China aprovou seu primeiro lote de projetos de energia eólica e solar sem subsídios, com empreendimentos que somam uma capacidade instalada total de 20,76 gigawatts, disse a agência de planejamento do país nesta quarta-feira.

O movimento segue-se à promessa da China em janeiro de lançar uma série de projetos de energia sem subsídios neste ano, em meio a uma tentativa de enfrentar um acúmulo de atrasos no pagamento de incentivos e de aproveitar a forte queda dos custos de construção no setor.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) também pediu a empresas de distribuição que assinem contratos de longo prazo para a compra de energia junto aos operadores dos projetos renováveis sem subsídios, segundo um comunicado.

No total, foram aprovados pela NDRC um total de 56 projetos eólicos e 168 projetos solares, além de 26 projetos-piloto de geração distribuída renovável, em 16 cidades e regiões da China.

Até abril, a China tinha uma capacidade instalada em energia eólica de 280 gigawatts, enquanto as usinas solares somavam 130 gigawatts, segundo dados oficiais.

(Por Muyu Xu e David Stanway)