WEG lança novo modelo de turbina de energia eólica, com potência de 4 MW
Por Luciano Costa
SÃO PAULO (Reuters) - A fabricante de equipamentos elétricos WEG
O anúncio da empresa catarinense segue-se às iniciativas de outros fornecedores da indústria eólica, que têm apostado em turbinas cada vez maiores para aumentar a produtividade das usinas da fonte.
A dinamarquesa Vestas
O equipamento da WEG, que foi projetado para as condições de vento e clima do Brasil, segundo a empresa, será oficialmente apresentado em um evento da indústria eólica que acontece na próxima semana em São Paulo.
Mas a empresa já tem oferecido as novas turbinas a investidores interessados em disputar leilões do governo brasileiro para novos projetos de energia, disse em nota à Reuters o diretor de Novas Energias da WEG, João Paulo Gualberto.
As próximas licitações federais para contratar novos projetos de geração de energia estão agendadas para junho e outubro. Os empreendimentos vencedores das concorrências, que incluirão parques eólicos, precisarão entrar em operação em 2023 e 2025, respectivamente.
"Teremos um protótipo (das turbinas) em operação no início de 2020 e as primeiras entregas comerciais estão previstas para o final de 2020", acrescentou Gualberto.
A WEG afirmou ainda que os novos equipamentos utilizarão uma tecnologia que deve torná-los mais confiáveis e aumentar a disponibilidade para operação.
"Diferentemente de outros fabricantes, no AGW147/4.0 usa-se de tecnologia de acionamento direto (também chamada de direct drive ou de gearless) que dispensa a caixa de engrenagens principal (gearbox)", explicou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.