IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar tem leves variações ante real monitorando cena política e olhando exterior

27/05/2019 10h31

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha leves variações ante o real nesta segunda-feira, monitorando o cenário político após manifestações pró-governo de domingo, e com as eleições parlamentares da União Europeia no radar.

Às 10:27, o dólar avançava 0,08%, a 4,0194 reais na venda.

Na sexta-feira, a divisa norte-americana fechou em queda de 0,78%, a 4,0160 reais na venda, enquanto a cotação caiu 2,09% na semana.

O dólar futuro perdia cerca de 0,1% neste pregão.

Participantes do mercado monitoram o cenário político local após manifestações ao redor do país em defesa do presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, há alguma cautela pelo fato de manifestantes terem centrado o fogo no Congresso Nacional, notadamente no presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em um momento em que parlamentares se mostram dispostos a avançar com a pauta econômica proposta pelo governo.

As manifestações, que foram repercutidas por membros do governo, incluindo o próprio presidente, podem sair como um tiro no pé, causando irritação ao Congresso em meio a uma já fragilizada relação entre Executivo e Legislativo.

"O fato de Bolsonaro ter abandonado a tentativa de se distanciar das manifestações – publicando tweets e mensagens ao longo de todo o domingo – fornece ingrediente para que os já insatisfeitos no Congresso reforcem o clima de animosidade com o Executivo", avaliaram analistas e economistas da XP Investimentos, em nota.

No exterior, o pregão deve ser de volume reduzido em razão de feriados no Reino Unido e nos Estados Unidos, com as atenções voltadas para as eleições parlamentares da União Europeia.

Enquanto houve um aumento dos partidos nacionalistas dentro do Parlamento Europeu, siglas pró-UE permaneceram com a maioria das cadeiras, sem nenhuma mudança relevante no equilíbrio das forças.

Investidores avaliavam que um crescimento da presença de partidos nacionalistas e eurocéticos dentro do Parlamento Europeu elevaria as incertezas econômicas na região, já abalada pelas tensões ligadas ao Brexit.

O BC realiza neste pregão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)