IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Engie diz que segue interessada na TAG apesar de liminar do STF

28/05/2019 13h49

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A elétrica francesa Engie afirmou nesta terça-feira que segue interessada na Transportadora Associada de Gás (TAG), após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, ter concedido liminar suspendendo o negócio já fechado com a Petrobras.

"De acordo com a nossa política interna, a Engie não comenta questões legais em andamento... Reforçamos que a Engie permanece interessada na aquisição da TAG e que as equipes e o corpo de diretores da empresa estão plenamente comprometidos com o processo", declarou a elétrica em nota.

A liminar de Fachin na última sexta-feira cassou decisão de janeiro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que havia derrubado decisão provisória anterior contra a venda pela Petrobras da unidade de gasodutos TAG.

A Engie liderou a compra da TAG junto à Petrobras por 8,6 bilhões de dólares, em negócio anunciado no mês passado. A decisão de Fachin atendeu pedido de sindicatos de petroleiros.

"É pena, pois cria uma incerteza desnecessária, todos sabem que o processo foi competitivo ao extremo com aprovação e acompanhamento do TCU (Tribunal de Contas da União)", disse uma fonte da empresa, na condição de anonimato.

Após a decisão de Fachin, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, incluiu na pauta de quinta-feira do plenário o julgamento de um processo que discute se privatizações de estatais precisam de prévio aval do Congresso Nacional ou passar por uma licitação.

O STF também deve apreciar no mesmo dia a liminar de Fachin.

(Por Luciano Costa e Rodrigo Viga Gaier; texto de Roberto Samora)