IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Clima no Congresso é favorável à reforma da Previdência, diz Marinho

Rodrigo Viga Gaier

Rio de Janeiro

30/05/2019 20h15

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse hoje que o clima é bom e favorável no Congresso para a aprovação da reforma da Previdência. Para Marinho, há uma ação propositiva entre os parlamentares em prol da reforma.

"O clima é favorável, é bom e os parlamentares entenderam a necessidade de ajudar o país a sair da condição que ele se encontra", disse o secretário a jornalistas em evento no Rio de Janeiro. "Não tenho dúvidas que isso vai acontecer para responder o desafio da economia."

Ao ser questionado sobre o número de votos já garantidos para aprovar a reforma, Marinho disse que essa é uma tarefa do ministro Onyx Lorenzoni, da Casa Civil.

Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a reforma da Previdência precisa de 308 votos em dois turnos de votação na Câmara e de 49 votos, também em duas rodadas, no Senado.

Nessa quinta-feira, um substitutivo ao projeto da reforma foi apresentado, algo considerado natural por Marinho. O secretário não acredita que a apresentação de emendas possa prejudicar o timing da reforma.

O governo tem trabalho com a perspectiva de aprovar a reforma na Câmara no 1º semestre do ano. O relator da medida, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), disse que apresentará seu parecer sobre a reforma até o dia 15 de junho na comissão especial, responsável por analisar a matéria antes de ela ir a plenário.

Entenda a proposta de reforma da Previdência em 10 pontos

UOL Notícias