IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump diz que EUA estão indo bem em negociações comerciais com China

30/05/2019 09h49

WASHINGTON (Reuters) - O presidente Donald Trump disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos estão indo bem nas negociações comerciais com a China e que Pequim deseja firmar um acordo com Washington.

"A China adoraria fazer um acordo conosco. Tínhamos um acordo e eles quebraram. Acho que se eles pudessem fazer de novo, não fariam o que fizeram", disse Trump a repóreteres ao deixar a Casa Branca para fazer um discurso no Colorado.

Trump disse que as tarifas dos EUA sobre os produtos chineses estão levando as indústrias da China a sair do país.

"A China está subsidiando produtos, então os contribuintes dos EUA estão pagando por muito pouco disso", disse Trump, destacando que as tarifas tiveram pouco impacto sobre a inflação.

"Acho que estamos indo muito bem com a China."

As tensões comerciais entre os EUA e a China aumentaram acentuadamente neste mês depois que o governo de Trump acusou a China de ter "renegado" promessas anteriores para fazer mudanças estruturais a suas práticas econômicas.

Os EUA depois impuseram tarifas de até 25% sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses, levando a China a retaliar.

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, já afirmou que deve viajar a Pequim "no futuro próximo" para continuar com as negociações.

(Reportagem de Steve Holland)