IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro faz novo aceno ao Congresso e diz que classe política agora visa interesse da população

05/06/2019 12h54

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro reforçou nesta quarta-feira sua mudança de discurso em relação ao Congresso e afirmou que a classe política agora está preocupada com o interesse da população.

"Nós, juntos, temos como mudar o destino do Brasil", disse o presidente em solenidade de lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia, de recuperação de áreas degradadas e promoção do desenvolvimento sustentável ao longo do rio Araguaia, em Aragarças (GO).

"Esse nós é o povo em primeiro lugar e depois essa classe política, que agora tomou a Câmara dos Deputados e o Senado Federal com um espírito diferente, voltado realmente para o interesse popular."

Desde a campanha eleitoral, o presidente tem criticado o que chama de "velha política", que só trabalharia na base do "toma lá, dá cá". Em vários momentos, a relação de Bolsonaro com o Congresso, e especificamente com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem sido tensa.

Com uma articulação política deficiente, o governo ainda não conseguiu montar uma base aliada no Congresso e tem sofrido derrotas em votações. Na terça-feira, no entanto, Bolsonaro fez um afago aos parlamentares ao dizer que a Presidência era deles. [nL2N23B0VC]

Em seu discurso em Goiás, Bolsonaro voltou a dizer que seu governo vai facilitar a vida de quem quer produzir no país.

"Nós do governo, a primeira missão nossa é não atrapalhar quem quer produzir. Os senhores não mais terão em nosso governo, e nos governos (estaduais) que estão do lado aqui, aquela velha máxima de antigamente, criar dificuldade para vender facilidade", disse.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, área do governo que tem sofrido contínuas críticas, Bolsonaro fez questão de ressaltar a importância do trabalho em equipe feito pelos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Tereza Cristina. Ele citou ainda o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, também envolvido no projeto que estava sendo lançado.

"Esse momento da revitalização da Bacia do Araguaia, bem como outras que teremos pela frente, é o maior exemplo que podemos dar ao mundo de que estamos sim preocupados com o meio ambiente, mas também perfeitamente casados com a economia, com o que se desenvolve nessa região, com o que o povo precisa e com o que o povo quer."

(Por Alexandre Caverni, em São Paulo)