IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FMI considera euro subvalorizado e diz que política monetária expansionista é necessária, mostra documento

06/06/2019 08h33

BRUXELAS (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional acredita que o Banco Central Europeu tem que manter a política monetária expansionista, mostrou um documento visto pela Reuters, antecipando o relatório que o FMI vai apresentar aos ministros das Finanças da zona do euro na próxima semana.

O Fundo também pretende repetir seus pedidos para que a Alemanha e outros países da zona do euro aumentem os gastos, enquanto pressiona a Itália e outros com dívida alta a criarem mais espaço fiscal implementando reformas estruturais, disse o documento.

Essas medidas ajudariam a fortalecer o euro, que o FMI considera ligeiramente subvalorizado, segundo o documento.

O BCE deve anunciar nesta quinta-feira novas medidas para ajudar a economia da zona do euro e pode até mesmo abrir caminho para mais medidas neste ano.

O FMI vai apresentar seu relatório anual sobre a zona do euro aos ministros de Finanças do bloco em uma reunião na próxima semana em Luxemburgo, mas as principais questões já foram discutidas com representantes da zona do euro nesta semana.

O FMI irá dizer que "política monetária expansionista pelo BCE continua sendo necessária", disse o documento, que resume o conteúdo do relatório do Fundo.

O FMI também irá recomendar que "países com amplo espaço fiscal deveriam usar isso para aumentar o crescimento potencial" --considerado uma referência à Alemanha, que tem um grande superávit comercial.

Por outro lado, países com dívida alta, como a Itália, "deveriam criar mais espaço fiscal", diz o documento.

(Reportagem de Francesco Guarascio)