IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump tomará decisão sobre tarifas à China "logo após G20"

06/06/2019 11h52

CAEN, França (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que tomará uma decisão sobre se vai adotar uma nova série de tarifas sobre produtos chineses após se encontrar com o presidente do país no encontro do G20 neste mês.

Mais cedo, Trump ameaçou a China com tarifas sobre "ao menos" outros 300 bilhões de dólares em produtos, mas disse acreditar que tanto China quanto México querem fechar acordos em suas disputas comerciais com os EUA.

"Tomarei essa decisão eu diria nas próximas semanas, provavelmente logo depois do G20", disse Trump antes de conversar com o presidente francês, Emmanuel Macron, na Normandia, onde participam de uma cerimônia pelos 75 anos do Dia D.

"De uma maneira ou de outra tomarei essa decisão depois do G20. Vou me encontrar com o presidente Xi (Jinping) e veremos o que acontece", disse Trump.

As tensões entre duas maiores economias do mundo aumentaram com força de que as negociações para acabar com a guerra comercial fracassaram no início de maio.

(Reportagem de Steve Holland)