IPCA
0.19 Jul.2019
Topo

BC da Alemanha reduz perspectiva de crescimento devido a pressão da indústria

07/06/2019 08h55

FRANKFURT (Reuters) - O banco central da Alemanha reduziu suas projeções de crescimento para a Alemanha nesta sexta-feira, dizendo que grupos industriais vão sofrer com a demanda fraca durante o resto do ano.

Tendo sido o motor do crescimento da Europa por anos, a Alemanha é agora o maior peso no bloco, ameaçando tirar dos trilhos a recuperação da zona do euro depois de anos de crise uma vez que a guerra comercial global exacerba seus problemas.

O Bundesbank vê agora crescimento do PIB em 2019 de apenas 0,6%, contra 1,6% na estimativa de dezembro, com a economia se recuperando para 1,2% no próximo ano, de 1,6% projetado antes.

"A economia alemã está atualmente passado por uma desaceleração expressiva", disse o banco central. "Isso se deve principalmente à contração na indústria, onde um crescimento fraco das exportações está pesando."

O banco também alertou que, embora não espere um declínio mais prolongado da produção, os riscos ainda são de um resultado mais negativo do que suas projeções.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Mais Economia