IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale investirá US$ 1,9 bi para fechar nove barragens

08/06/2019 15h33

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale disse que gastará 1,9 bilhão de dólares para fechar nove barragens de rejeitos em Minas Gerais, de acordo com uma declaração à Comissão de Valores Mobiliários, na noite de sexta-feira.

A empresa investirá entre 150 milhões de dólares e 200 milhões de dólares em 2019, por volta de 500 milhões de dólares em 2020 e entre 150 milhões de dólares e 200 milhões de dólares nos anos seguintes. A empresa também disse que investirá em avaliações correntes de projetos de engenharia e despesas para outras estruturas geotécnicas.

O anúncio da Vale acontece depois do rompimento de uma barragem, em janeiro, que matou centenas de pessoas em Brumadinho (MG), o segundo desastre desse tipo em três anos.

A empresa havia dito anteriormente que investiria 1,9 bilhão de dólares para fechar nove barragens, mas não havia dado detalhes de como o dinheiro seria utilizado.

Na declaração, que inclui slides para investidores, a Vale afirmou que duas barragens rio acima serão completamente fechadas em três anos. Outras cinco serão transformadas em barragens rio abaixo, antes de serem fechadas, e duas terão fatores de segurança reforçados antes de serem fechadas.

"Não poupamos e não pouparemos recursos ou esforços para reparar quaisquer danos causados às famílias envolvidas, à infraestrutura das comunidades e ao meio ambiente", disse o diretor-presidente da empresa, Eduardo Bartolomeo, em uma apresentação aos investidores.

(Reportagem de Carolina Mandl)