IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dow Jones sobe pelo 6º pregão com alívio sobre México

10/06/2019 18h24

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK (Reuters) - As principais bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta nesta segunda-feira, com o índice Dow Jones na maior série de ganhos em 13 meses, após os EUA abandonarem planos de impor tarifas a produtos mexicanos. O mercado se beneficiou ainda de uma série de acordos bilionários entre empresas.

Na sexta-feira, o México aceitou intensificar os esforços para conter o fluxo de migrantes da América Central, depois que Washington ameaçou impor uma tarifa de importação de 5% sobre todos os produtos mexicanos a partir desta segunda-feira.

Estrategistas disseram que as notícias sobre o México agradaram investidores, o que ajudou o S&P 500 a ficar a apenas 2% do recorde do começo de maio.

Mas eles observaram que os índices encerraram distante das máximas do dia e temem que os investidores estejam operando mais com esperança do que com a realidade.

"Tudo isso é um rali de alívio porque não temos tarifas sobre o México", disse Paul Nolte, gestor na Kingsview Asset Management.

Os mercados de ações têm se recuperado em parte pelo otimismo de que o Fed se tornará mais complacente na política monetária a fim de diminuir o impacto da escalada das tensões comerciais.

"Há um risco de que o mercado fique desapontado se o Fed não sinalizar algum tipo de corte nos juros", disse Michael O'Rourke, estrategista-chefe de mercado da JonesTrading.

O Dow Jones subiu 0,3%, a 26.063 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,46%, a 2.887 pontos. O Nasdaq Composto avançou 1,05%, a 7.823 pontos.

O Dow contabilizou a sexta alta consecutiva, mais longa sequência de ganhos desde maio de 2018.

Do noticiário corporativo, a United Technologies aceitou combinar seus negócios aeroespaciais com o conglomerado do setor de defesa Raytheon para criar uma nova empresa no valor de 121 bilhões de dólares.

As ações da United Technologies, no entanto, caíram 3,1%, depois que o presidente Donald Trump disse estar "um pouco preocupado" com a fusão, já que poderia reduzir a concorrência no setor. Raytheon subiu 0,7%.

Salesforce.com anunciou a comprar da empresa de dados Tableau Software por 15,3 bilhões de dólares. A ação da Salesforce.com caiu 5,3%, enquanto as da Tableau saltaram 33,7%.

(Reportagem adicional de Aparajita Saxena e Shreyashi Sanyal)