IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moscovici, da UE, diz que G20 coloca ônus sobre EUA e China para resolver disputa comercial

10/06/2019 09h31

Por Stanley White

TÓQUIO (Reuters) - O comunicado dos ministros das Finanças do G20 dizendo que as tensões comerciais "se intensificaram" coloca o ônus sobre os Estados Unidos e a China para resolverem sua disputa comercial, disse nesta segunda-feira o comissário da União Europeia para Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici.

Moscovici, que falou em Tóquio depois de participar da reunião de ministros das Finanças do G20 em Fukuoka no fim de semana, demonstrou esperanças de que os EUA e a China chegarão a um acordo em cúpula dos líderes do G20 em Osaka neste mês.

O comunicado dos ministros de Finanças divulgado no domingo afirmou que as tensões comerciais e geopolíticas "se intensificaram", levantando riscos para a melhora do crescimento global.

"O trajeto vai mais à frente e isso significa duas coisas", disse Moscovici em entrevista à imprensa.

"Primeiro é a reforma da Organização Mundial do Comércio; segundo é encontrar soluções bilaterais. Aí esperamos que os EUA e a China encontrem uma maneira de chegar a um acordo. Talvez a cúpula de Osaka seja um momento importante para isso."

Os EUA e a China impuseram tarifas sobre os produtos um do outro conforme o governo norte-americano renegocia as relações comerciais devido a práticas que considera injustas.

Após inflamadas negociações que quase abortaram a divulgação de um comunicado, ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais repetiram o suporte tépido ao sistema comercial multilateral com base em regras. O comunicado não pediu a resolução do conflito comercial entre EUA e China.

O comunicado foi o melhor resultado possível da perspectiva da UE, porque usou a palavra "intensificação" para descrever o impasse entre as duas maiores economias do mundo, disse Moscovici.