IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preços ao consumidor nos EUA têm leve alta em maio

12/06/2019 09h34

WASHINGTON (Reuters) - Os preços ao consumidor nos Estados Unidos tiveram leve alta em maio uma vez que a recuperação nos custos de alimentos foi compensada pela gasolina mais barata, indicando inflação moderada que pode aumentar a pressão sobre o Federal Reserve para cortar os juros neste ano.

O Departamento do Trabalho disse nesta quarta-feira que seu índice de preços ao consumidor subiu 0,1% no mês passado, depois de alta de 0,3% em abril.

Nos 12 meses até maio, o índice avançou 1,8%, desacelerando ante 1,9% em abril. Economistas consultados pela Reuters esperavam avanço de 0,1% na base mensal e de 1,9% na comparação anual.

Excluindo os voláteis componentes de alimentos e energia, o índice avançou 0,1% pelo quarto mês seguido. O chamado núcleo do índice de preços ao consumidor tem sido contido pela forte queda nos preços de veículos motorizados e caminhões usados, bem como de produtos médicos. Em 12 meses, o núcleo do índice subiu 2,0% de 2,1% em abril.

O Federal Reserve realizará sua reunião de política monetária em 18 e 19 de junho diante de um cenário de aumento das tensões comerciais, desaceleração do crescimento e forte retração nas contratações em maio que levaram os mercados financeiros a precificarem ao menos dois cortes de juros até o fim de 2019.

(Reportagem de Lucia Mutikani)