IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ministério alemão prevê produção econômica fraca no 2º tri

13/06/2019 09h55

BERLIM (Reuters) - O prognóstico para a maior economia da Europa é fraco no segundo trimestre devido aos obstáculos dos conflitos comerciais globais, que estão afetando o setor industrial dependente de exportações, disse o Ministério da Economia da Alemanha nesta quinta-feira.

São crescentes os temores de que a expansão alemã irá frear ou até estacionar no segundo trimestre. A economia cresceu 0,4% de janeiro a março, tendo evitado uma recessão por pouco nos últimos três meses de 2018.

"Depois de um crescimento significativo do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre, as perspectivas para o segundo trimestre continuam contidas", disse o ministério em seu relatório mensal, mas adotando um tom mais otimista para o final do ano.

"Depois dos acontecimentos contidos do segundo trimestre, influências positivas devem se impor com mais vigor com uma melhoria gradual no ambiente externo", acrescentou.

O setor manufatureiro alemão sofre com as disputas comerciais dos Estados Unidos com a China e a União Europeia –- a produção industrial e as exportações da Alemanha caíram com força em abril.

O ministério disse que uma melhoria no setor de serviços está ajudando a economia, e dados recentes apontam para a continuação dos desenvolvimentos contrastantes dos serviços e da manufatura.

(Por Madeline Chambers)