IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Volkswagen listará 10% de unidade de caminhões para levantar 1,9 bilhão de euros

14/06/2019 10h34

FRANKFURT (Reuters) - A Volkswagen pretende captar até 1,9 bilhão de euros listando a unidade de caminhões Traton, divulgou a empresa nesta sexta-feira, reduzindo as ambições anteriores de listar até um quarto da unidade ao optar por vender uma fatia de 10%.

A montadora alemã informou um preço indicativo de entre 27 e 33 euros por ação, o que, segundo analistas da Jefferies, avalia a Traton com um leve desconto ante concorrentes, mas com um preço superior para a rival sueca Volvo.

A VW planeja investir recursos na transformação de sua produção automotiva, já que prepara o lançamento de dezenas de veículos elétricos nos próximos anos e aprofunda uma aliança com a Ford.

A empresa também está tentando capitalizar o prêmio que as ações de caminhões têm sobre as montadoras para criar uma moeda de troca, tendo demonstrado anteriormente interesse na fabricante de caminhões Navistar.

A gerência nega que um acordo com a Navistar esteja em perspectiva imediata, mas tal movimento se encaixaria em um plano mais amplo da montadora líder na Europa em direção aos Estados Unidos para equilibrar sua dependência da China, onde vende metade de seus carros.

A oferta pública inicial avalia a Traton em 13,5 bilhões a 16,5 bilhões de euros.

A montadora está sendo mais cautelosa com relação ao volume de ações que listará após hesitar nos planos anteriores de abertura em março, quando planejava oferecer uma participação de até 25% no mercado de ações, citando as condições do mercado.

Mais ações poderão ser vendidas posteriormente se o IPO for bem-sucedido, disse uma pessoa a par do assunto neste mês, acrescentando que a VW continuará sendo a acionista majoritária da Traton no futuro previsível.

A oferta começará na segunda-feira, em meio a apresentações para investidores, terminando em 27 de junho, com o primeiro dia de negociação em Frankfurt e Estocolmo marcado para 28 de junho.

(Por Douglas Busvine)