IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro ameaça publicamente demitir presidente do BNDES

15/06/2019 17h13

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro ameaçou neste sábado demitir o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, se este não afastar um executivo do banco de fomento.

"Já estou 'por aqui' com o Levy. Eu falei pra ele: demite esse cara na segunda-feira ou eu demito você sem passar pelo Paulo Guedes (ministro da Economia)", disse Bolsonaro a jornalistas na frente do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Segundo o presidente da República, Levy não tem atuado como o que foi combinado quando foi convidado por Guedes no começo do ano a presidir o banco de fomento.

Nesta semana, Levy nomeou o advogado Marcos Pinto, que teve cargo no banco durante governos do PT, para ser diretor de Mercado de Capitais da instituição.

"Essa pessoa como Levy já vem há algum tempo não sendo leal àquilo que foi combinado e àquilo que ele conhece a meu respeito. Ele está com a cabeça a prêmio há algum tempo", afirmou Bolsonaro.

Desde a campanha eleitoral, no ano passado, Bolsonaro tem prometido que iria "abrir a caixa-preta do BNDES", para revelar ao público o destino de empréstimos realizados pelo banco ao longo dos últimos anos.

Em abril, Bolsonaro dissera que Levy, que já foi ministro da Fazenda no governo da petista Dilma Rousseff, estava atrasado para dar uma resposta sobre o assunto.