IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Irã anunciará novas medidas para reduzir cumprimento de pacto nuclear, diz Tasnim

16/06/2019 14h37

DUBAI (Reuters) - O Irã anunciará novas medidas na segunda-feira para reduzir o cumprimento de um pacto nuclear internacional que os Estados Unidos abandonaram no ano passado, informou neste domingo a agência de notícias semi-oficial Tasnim.

"A Organização de Energia Atômica do Irã... anunciará amanhã medidas preparatórias que foram tomadas para diminuir ainda mais os compromissos de Teerã sob o acordo", disse Tasnim, sem citar fontes.

A organização anunciará medidas para aumentar os estoques de urânio enriquecido e a produção de água pesada em Arak, informou Tasnim.

Os Estados Unidos e a Agência Internacional de Energia Atômica acreditam que o Irã tenha um programa de armas nucleares que foi abandonado. Teerã nega ter tido um.

O Irã parou de obedecer em maio alguns compromissos no acordo nuclear de 2015 que foi acordado com as potências mundiais, depois que os Estados Unidos saíram do acordo em 2018 e reintroduziram sanções a Teerã.

O Irã disse em maio que começaria a enriquecer urânio em um nível mais alto, a menos que as potências mundiais protegessem sua economia das sanções dos EUA dentro de 60 dias.

As tensões entre os Estados Unidos e o Irã aumentaram ainda mais nos últimos dias, com Washington acusando Teerã de realizar os ataques na quinta-feira a dois petroleiros em uma rota vital de transporte de petróleo. O Irã negou ter qualquer papel.

(Por Parisa Hafezi e Babak Dehghanpisheh)