IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo de Brasília aprova estudos para privatização da elétrica CEB-D

19/06/2019 10h44

SÃO PAULO (Reuters) - O governo de Brasília aprovou a realização de estudos para a privatização da unidade de distribuição de energia da estatal Companhia Energética de Brasília (CEB), segundo fato relevante da elétrica estatal nesta quarta-feira.

A decisão foi tomada em assembleia de acionistas da companhia, com base em uma previsão de venda do controle da unidade, a CEB Distribuição (CEB-D), na qual a CEB ainda deverá manter uma fatia mínima de 49% após a operação, de acordo com o comunicado.

A assembleia de acionistas da CEB, nesta quarta-feira, ainda decidiu suspender um processo para a venda de participações da empresa em ativos de geração, que havia sido aprovada pelo Plano de Negócios 2019-2023 da estatal.

No comunicado, a CEB não comentou eventuais valores que poderiam ser captados com a privatização da CEB-D, mas o presidente da companhia, Edison Garcia, afirmou à Reuters mais cedo neste mês que a elétrica precisa captar cerca de 500 milhões de reais para equacionar sua situação financeira.

A CEB Distribuição atende cerca de 1 milhão de clientes no Distrito Federal, com uma área de concessão de 5.780 km², segundo o mais recente balanço da companhia. A distribuidora registrou prejuízo de 33,6 milhões de reais em 2018.

A CEB-D é 100% controlada pela CEB, que tem o governo do Distrito Federal como principal acionista, com 80% das ações.

(Por Luciano Costa)