IPCA
0.19 Jul.2019
Topo

Peru homologa acordo de leniência da Odebrecht

19/06/2019 17h23

SÃO PAULO (Reuters) - O conglomerado Odebrecht, que fez nesta semana um dos maiores pedidos de recuperação judicial do Brasil, anunciou nesta quarta-feira que um acordo de leniência da companhia foi aprovado pela Justiça do Peru.

Em comunicado, a Odebrecht afirmou que a homologação define as condições para continuidade da cooperação da empresa com a Justiça peruana.

O Peru é o oitavo país onde a Odebrecht firmou acordo de leniência, além de Brasil, Estados Unidos, Suíça, República Dominicana, Panamá, Equador e Guatemala. 

"A empresa segue buscando entendimentos desta mesma natureza com outros países onde está presente", afirmou a Odebrecht.

Casos de suborno da Odebrecht no Peru abalaram a imagem dos quatro presidentes anteriores do país e da líder oposicionista, Keiko Fujimori, que cumpre 3 anos de prisão por suposta lavagem de dinheiro.

Os ex-presidentes peruanos Ollanta Humala e Pedro Pablo Kuczynski são investigados, enquanto Alejandro Toledo tem um pedido de extradição dos EUA. Em abril, outro ex-presidente do país, Alan García, se matou enquanto a polícia chegava à sua residência para prendê-lo por ligação com suposto caso de suborno e corrupção envolvendo a Odebrecht.

A Justiça de São Paulo aprovou na terça-feira o pedido de recuperação da Odebrecht, envolvendo 51 bilhões de reais de dívidas concursais, dentro de uma dívida total do conglomerado de 98,5 bilhões de reais. [nL2N23P0MG]

(Por Aluísio Alves)

Mais Economia