IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China proíbe importações de suínos do Laos devido à peste africana

21/06/2019 15h46

PEQUIM (Reuters) - A China informou nesta sexta-feira que baniu importações diretas e indiretas de porcos, javalis e produtos adjacentes do Laos, por conta do surto de peste suína africana reportado pela nação do sudeste asiático na quinta-feira.

"Porcos, javalis e produtos relacionados importados ilegalmente do Laos interceptados pelos departamentos de defesa de fronteiras deverão ser destruídos sob a supervisão das alfândegas", afirmou em comunicado a Administração Geral de Alfândegas do país.

A China também aumentará as inspeções de quarentena de pacotes e bagagens de passageiros provenientes do Laos, disse o comunicado.

Se porcos, javalis e seus produtos do Laos forem encontrados chegando à China via navios, aviões, automóveis e trens, os embarques serão selados e descartados, completou.

O Laos confirmou seus primeiros surtos da mortal peste suína africana --fatal para porcos, mas inofensiva para humanos-- em sua província sulista de Saravane, confirmou na quinta-feira a Organização Mundial para Saúde Animal, sediada em Paris.

A China já relatou mais de 120 surtos da doença em todas as suas províncias e regiões continentais, bem como na ilha de Hainan e em Hong Kong, desde que a doença foi inicialmente detectada no país, em agosto de 2018.

(Reportagem de Shivani Singh)