IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

AbbVie faz acordo para comprar Allergan por US$63 bi

25/06/2019 12h43

Por Michael Erman e Ankur Banerjee

NOVA YORK/BANGALORE (Reuters) - A fabricante de medicamentos AbbVie anunciou nesta terça-feira acordo para comprar a produtora de botox Allergan por cerca de 63 bilhões de dólares, assumindo controle sobre uma das maiores marcas da indústria de cosméticos e em estratégia para reduzir dependência da companhia em relação à droga Humira, de tratamento de artrite.

A AbbVie vinha sendo pressionada para diversificar seu portfólio uma vez que a Humira, medicamento mais vendido do mundo, está enfrentando competição de versões mais baratas na Europa e enfrenta expiração de patentes em 2023 nos Estados Unidos, seu mais importante mercado.

A Humira, que gerou receita de cerca de 20 bilhões de dólares em 2018, sofreu uma primeira queda de vendas trimestrais nos três primeiros meses deste ano.

O presidente-executivo da AbbVie, Richard Gonzalez, afirmou que a companhia está bem posicionada para compra da Allergan por causa da grande quantidade de caixa gerado pela Humira.

A transação, que ocorre meses depois que a Bristol-Myers Squibb anunciou a compra da Celgene por 74 bilhões de dólares, vai transferir a sede da Allergan de Dublin para os Estados Unidos.