AbbVie faz acordo para comprar Allergan por US$63 bi
Por Michael Erman e Ankur Banerjee
NOVA YORK/BANGALORE (Reuters) - A fabricante de medicamentos AbbVie anunciou nesta terça-feira acordo para comprar a produtora de botox Allergan por cerca de 63 bilhões de dólares, assumindo controle sobre uma das maiores marcas da indústria de cosméticos e em estratégia para reduzir dependência da companhia em relação à droga Humira, de tratamento de artrite.
A AbbVie vinha sendo pressionada para diversificar seu portfólio uma vez que a Humira, medicamento mais vendido do mundo, está enfrentando competição de versões mais baratas na Europa e enfrenta expiração de patentes em 2023 nos Estados Unidos, seu mais importante mercado.
A Humira, que gerou receita de cerca de 20 bilhões de dólares em 2018, sofreu uma primeira queda de vendas trimestrais nos três primeiros meses deste ano.
O presidente-executivo da AbbVie, Richard Gonzalez, afirmou que a companhia está bem posicionada para compra da Allergan por causa da grande quantidade de caixa gerado pela Humira.
A transação, que ocorre meses depois que a Bristol-Myers Squibb anunciou a compra da Celgene por 74 bilhões de dólares, vai transferir a sede da Allergan de Dublin para os Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.