IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bombardier sai de mercado de aviação comercial com venda de unidade para Mitsubishi Heavy

25/06/2019 15h45

Por Allison Lampert e Debroop Roy

MONTREAL/BANGALORE (Reuters) - A Bombardier anunciou nesta terça-feira a venda de sua unidade de jatos regionais deficitária para a japonesa Mitsubishi Heavy Industries por 550 milhões de dólares em dinheiro, em um acordo que marca a saída da companhia canadense do mercado de aviação comercial.

A Bombardier decidiu focar esforços em aviação executiva e trens de passageiros. A companhia enfrentou uma crise financeira em 2015 enquanto desenvolvia um novo jato de passageiros.

Como parte do acordo com a Mitsubishi, que deve ser concluído no primeiro semestre do próximo ano, a companhia japonesa vai também assumir 200 milhões de dólares em dívida.

Em entrevista, o presidente-executivo da Bombardier, Alain Bellemare, afirmou que parte dos recursos do acordo com a Mitsubishi será usada para redução de dívida.

A Bombardier vai continuar a montagem de seus jatos regionais, mas vai parar de produzir as aeronaves no segundo semestre de 2020, após encerrar as 42 entregas da carteira remanescente.

A divisão CRJ que está sendo vendida pela Bombardier será útil para a Mitsubishi, que está tentando desenvolver e certificar seu jato regional, o MRJ, atualmente rebatizado de SpaceJet. "É um passo importante para nós como um todo", disse Dan Lochmann, porta-voz do grupo japonês.