IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saudi Aramco pode atender demanda de clientes apesar de tensão no Golfo, diz CEO

25/06/2019 11h36

Por Jane Chung

SEUL (Reuters) - A Saudi Aramco pode atender à demanda por petróleo de seus clientes usando sua capacidade ociosa, apesar das recentes tensões no Golfo, que são motivo de preocupação, disse nesta terça-feira o presidente da gigante de energia estatal saudita.

Ataques em maio e junho sobre petroleiros perto do Estreito de Hormuz, entrada do Golfo, levantaram preocupações sobre a segurança dos navios na rota estratégica de navegação.

"O que está acontecendo no Golfo é definitivamente uma preocupação", disse à Reuters o presidente e executivo-chefe da Aramco, Amin Nasser, em uma entrevista em Seul.

"Ao mesmo tempo, passamos por várias crises no passado ... sempre cumprimos nossos compromissos com os clientes e temos flexibilidade e disponibilidade do sistema em termos de capacidade ociosa adicional disponível", acrescentou.

Nasser, que está na capital sul-coreana antes da visita do príncipe saudita Mohammed bin Salman, disse que a Aramco não tem planos de aumentar sua capacidade de produção para além de 12 milhões de barris por dia, dado que sua produção atual está bem abaixo desse nível.

"Se você olhar para nossa produção, está pairando em torno de 10 milhões de bpd, então temos capacidade ociosa", disse ele.

A gigante do petróleo, que vem desenvolvendo seus recursos de gás domésticos, também tem mirado ativos de gás nos Estados Unidos, Rússia, Austrália e África.

Nasser disse que a Aramco está em negociações para comprar uma participação no projeto de Gás Natural Liquefeito Arctic LNG-2, da russa Novatek.

Ele também disse que a Aramco está em discussões sobre a compra de uma participação na indiana Reliance Industries e em negociações com outras empresas asiáticas sobre oportunidades de investimento.

"Continuaremos a explorar oportunidades em diferentes mercados e empresas diferentes, e essas coisas levam tempo", disse ele.