Segunda Turma do STF faz intervalo em julgamento do 1º pedido de liberdade de Lula
BRASÍLIA (Reuters) - A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu fazer um intervalo no julgamento de um dos dois pedidos de liberdade apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo após o voto do relator do caso, ministro Edson Fachin.
Fachin deu um voto para manter a decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer que já tinha rejeitado um pedido para absolver o ex-presidente no processo do tríplex do Guarujá (SP). Para Fachin, a decisão do ministro do STJ foi fundamentada. Lula está preso desde abril do ano passado nesse caso.
Após o voto dele, a presidente da turma, ministra Cármen Lúcia, decidiu conceder um intervalo. Ainda faltam quatro ministros a votar --o próximo deles é Ricardo Lewandowski.
O mais importante dos recursos a ser apreciado é o que se refere a uma suposta suspeição do ex-juiz da operação Lava Jato e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Os advogados do ex-presidente querem que o STF declare Moro parcial e que, como consequência, anule a condenação dele.
A análise dos dois recursos é uma reviravolta, já que um deles havia sido retirado de pauta. No inicio da sessão da turma, o advogado Cristiano Zanin, da defesa de Lula, fez um pedido para que a turma analisasse os casos envolvendo o ex-presidente sob a alegação de que ele está preso. O colegiado aceitou e passou a discutir o tema.
(Reportagem de Ricardo Brito)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.