IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Diretor do BC alerta que custo de carregamento de swaps aumentou para o mercado

27/06/2019 10h09

(Reuters) - O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, afirmou nesta quinta-feira que o custo para o mercado de carregamento dos swaps cambiais aumentou nos últimos anos, inclusive quando comparado a outros emergentes, e destacou que é dever da autoridade monetária reavaliar continuamente os custos e benefícios dos instrumentos disponíveis e eventualmente oferecer alternativas.

Em evento em São Paulo, Serra afirmou que alterações na regulação prudencial do país após a crise financeira de 2008 e a perda do grau de investimento aumentaram o requerimento de capital para bancos carregarem os contratos de swap e reduziram a base de investidores internacionais para o Brasil.

Conforme texto do discurso do diretor divulgado pelo BC em seu site, Serra lembrou que a posição do BC em swaps cambiais já variou entre comprado em mais de 20 bilhões entre 2006 e 2008, e vendido em mais de 100 bilhões de dólares em 2015. Atualmente, o estoque de swaps em mercado é de 68,9 bilhões de dólares.

"Assim como já dissemos que não temos qualquer preconceito em relação a utilização de quaisquer instrumentos, quando e se as condições para tal estiverem presentes, é também nosso dever reavaliar continuamente os custos e benefícios relativos entre eles, e se for o caso, oferecer alternativa", afirmou Serra.

O diretor destacou também que os quase 330 bilhões de dólares em reservas internacionais, líquidas de swaps cambiais, "tem se mostrado um seguro adequado para suavizar os impactos de eventual deterioração na liquidez internacional".

(Por Isabel Versiani, em Brasília)