IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índices devolvem ganhos e fecham estáveis após Casa Branca reduzir otimismo comercial

27/06/2019 14h07

(Reuters) - Os índices acionários europeus devolveram os ganhos e fecharam estáveis nesta quinta-feira após comentários da Casa Branca terem diminuído o otimismo sobre um possível acordo comercial entre Estados Unidos e China, enquanto uma forte alta nas ações da gigante de produtos químicos Bayer elevou o índice alemão.

Tanto o índice FTSEurofirst 300 quanto o índice pan-europeu STOXX 600 fecharam estáveis, depois de o último ter chegado a subir 0,4% estimulado por sinais de progresso entre EUA e China na resolução de sua disputa comercial que vêm agitando os mercados desde o ano passado.

No entanto, o assessor da Casa Branca, Larry Kudlow, disse nesta quinta-feira que nenhum acordo específico foi feito antes das negociações entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, e que os EUA ainda insistiam em mudanças estruturais sobre propriedade intelectual e mecanismos de aplicação.

Outra autoridade do governo Donald Trump também disse à Reuters que é improvável que os EUA concordem em retirar restrições sobre vendas de produtos dos EUA à fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicação Huawei Technologies.

As perdas foram lideradas pelas ações imobiliárias e de energia, que tiveram quedas de 1,1% e 0,8%, respectivamente.

Enquanto a maioria dos principais índices da região fechou em baixa ou com estabilidade, o DAX da Alemanha subiu 0,2%, impulsionado pelo ralli de 8,7% da Bayer.

A Bayer valorizou-se depois que o grupo contratou um advogado e formou um comitê para tratar dos problemas ligados ao glifosato, e depois que o acionista Elliott Associates disse que havia acumulado uma participação de 1,1 bilhão de euros na empresa e considerava as ações subvalorizadas.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,19%, a 7.402 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,21%, a 12.271 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,13%, a 5.493 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,26%, a 21.110 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,10%, a 9.147 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,46%, a 5.102 pontos.