IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

State Grid recebe licença de operação para 2ª linha de transmissão de Belo Monte

27/06/2019 18h23

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica chinesa State Grid informou nesta quinta-feira que recebeu do órgão ambiental federal Ibama a licença de operação para a segunda linha de transmissão da enorme hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, mas não detalhou quando deverá iniciar as operações.

Originalmente, o projeto estava previsto para ser entregue no fim deste ano, mas a empresa anunciou anteriormente a intenção de adiantar o início das atividades.

Com investimentos de 8,77 bilhões de reais, a linha tem 2.539 quilômetros e passa por Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A estrutura, de cerca de 800 kV, tem ainda duas estações conversoras, com capacidade de transmissão de 4.000 MW.

Em nota, a State Grid frisou que o empreendimento faz parte de um conjunto de obras necessárias para a expansão do sistema de transmissão de energia elétrica brasileiro, que irá garantir o aumento de capacidade de intercâmbio de energia entre regiões.

"O empreendimento, que beneficiará cerca de 22 milhões de pessoas, atendeu a todos as condicionantes ambientais e os requisitos estabelecidos pela legislação brasileira, gerando cerca de 18 mil empregos ao longo de sua construção", disse a chinesa.

A empresa venceu em julho de 2015 leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para construir e operar a segunda linha de transmissão de Belo Monte.

(Por Luciano Costa e Marta Nogueira)