Debate no BC do Japão sobre mais afrouxamento em reunião de junho sinaliza possível ação
Por Leika Kihara
OSAKA (Reuters) - Autoridades do Banco do Japão debateram a viabilidade de acelerar os estímulos em sua reunião de junho, de acordo com um resumo de suas opiniões, o que pode aumentar a especulação de que o banco central japonês vai aumentar o apoio monetário já no próximo mês.
As discussões, divulgadas nesta sexta-feira, também mostraram que um membro do conselho pediu que "todas as medidas de política monetária" estejam sobre a mesa, ressaltando as dificuldades da economia japonesa em relação à desaceleração do crescimento global e da guerra comercial entre EUA e China.
A autoridade disse que o Banco do Japão deve mostrar sua prontidão para agir se a recuperação da economia for prejudicada.
"Todas as medidas de política, incluindo ajustes nas taxas de juros de curto e longo prazo, uma aceleração no ritmo de impressão de dinheiro e um aumento na quantidade de compra de ativos, devem ser deliberadas ao considerar o afrouxamento adicional", disse o membro.
Outro membro do conselho disse que era necessário considerar a viabilidade de usar "inúmeras de ferramentas" para aumentar o estímulo, enquanto se preocupa com seus efeitos e efeitos colaterais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.