IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Debate no BC do Japão sobre mais afrouxamento em reunião de junho sinaliza possível ação

28/06/2019 09h51

Por Leika Kihara

OSAKA (Reuters) - Autoridades do Banco do Japão debateram a viabilidade de acelerar os estímulos em sua reunião de junho, de acordo com um resumo de suas opiniões, o que pode aumentar a especulação de que o banco central japonês vai aumentar o apoio monetário já no próximo mês.

As discussões, divulgadas nesta sexta-feira, também mostraram que um membro do conselho pediu que "todas as medidas de política monetária" estejam sobre a mesa, ressaltando as dificuldades da economia japonesa em relação à desaceleração do crescimento global e da guerra comercial entre EUA e China.

A autoridade disse que o Banco do Japão deve mostrar sua prontidão para agir se a recuperação da economia for prejudicada.

"Todas as medidas de política, incluindo ajustes nas taxas de juros de curto e longo prazo, uma aceleração no ritmo de impressão de dinheiro e um aumento na quantidade de compra de ativos, devem ser deliberadas ao considerar o afrouxamento adicional", disse o membro.

Outro membro do conselho disse que era necessário considerar a viabilidade de usar "inúmeras de ferramentas" para aumentar o estímulo, enquanto se preocupa com seus efeitos e efeitos colaterais.