IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dona da Gradiente tenta se reeerguer produzindo equipamentos de energia solar em Manaus

05/07/2019 18h59

SÃO PAULO (Reuters) - A IGB Eletrônica, dona da Gradiente e que está em recuperação judicial, planeja voltar à ativa produzindo equipamentos para produção de energia solar na Zona Franca de Manaus.

A companhia afirmou nesta sexta-feira que pretende retomar a operação no Polo Industrial de Manaus com a produção de inversores solares.

"O início das atividades (está) condicionado à aprovação de assembleia geral de credores, sem data prevista para realização, em razão da suspensão do processo de recuperação judicial da companhia", diz trecho de fato relevante da empresa enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Gradiente, outrora uma das maiores fabricantes brasileiras de produtos eletrônicos de consumo, sofreu os efeitos do aumento da concorrência na última década e pediu recuperação judicial em 2018, acumulando dívidas de mais de 400 milhões de reais e um patrimônio líquido negativo de quase 800 milhões.

A IGB tem como controladora a HAG Participações, cujo principal acionista é o empresário Eugenio Staub.

Os inversores convertem a energia elétrica gerada pelos paineis solares de corrente contínua para corrente alternada. Esses equipamentos também têm como função garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos paineis solares.

(Por Aluísio Alves)