IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Samsung Electronics prevê forte queda do lucro operacional do 2º tri

Por Ju-min Park e Heekyong Yang

05/07/2019 09h56

SEUL (Reuters) - A Samsung Electronics estimou uma queda acentuada no lucro operacional do segundo trimestre com a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China causando estragos nos mercados globais de chips de smartphones, mas ganhos pontuais fizeram a projeção da empresa superar a previsão de analistas.

A gigante sul-coreana de tecnologia está a caminho de registrar queda no lucro ano a ano pelo terceiro trimestre consecutivo, com os preços dos chips caindo devido ao excesso de oferta e às sanções dos EUA à Huawei Technologies, principal cliente da Samsung.

O lucro operacional entre abril e junho deve ter caído 56%, para 6,5 trilhões de wons (5,6 bilhões de dólares), disse a Samsung em documento enviado ao órgão regulador antes da divulgação do resultado detalhado no final de julho. A receita deve ter recuado 4,2% ante um ano antes, a 56 trilhões de wons.

A previsão do lucro é superior aos 6 trilhões de wons indicados pela Refinitiv SmartEstimate que dá um peso maior aos analistas melhores avaliados, de acordo com dados da Refinitiv.

Ganhos extraordinários na divisão de display, que fornece painéis de display para a Apple, se refletiram no lucro operacional, disse a empresa, sem elaborar.

A Samsung recebeu um reembolso de cerca de 800 bilhões de wons por painéis de display vendidos para a Apple, uma vez que a fabricante de smartphones norte-americana não alcançou uma meta de vendas que as partes haviam concordado, disseram analistas.