IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump repete pedido para que Fed reduza os juros

05/07/2019 11h59

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repetiu nesta sexta-feira seu pedido para que o Federal Reserve reduza a taxa de juros, dizendo que tal ação vai impulsionar mais a economia.

Em comentários feitos a repórteres do lado de fora da Casa Branca, Trump também elogiou a baixa taxa de desemprego do país, de 3,7%, e as 224 mil vagas de trabalho criadas no mês passado, em dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta sexta-feira.

Trump tem repetidamente criticado o banco central norte-americano por elevar os juros, e em particular o chairman do Fed, Jerome Powell, que ele mesmo indicou para o cargo.

Autoridades do Fed, por sua vez, vêm argumentando que o aumento dos juros no ano passado foi uma precaução adequada contra a inflação ou as bolhas do setor financeiro.

Mas o sentimento das autoridades do Fed começou a mudar em maio, em meio a preocupações de que a política comercial de Trump estivesse começando a afetar o sentimento econômico, o investimento empresarial e o crescimento.

(Reportagem de Alexandra Alper)