IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EDP Renováveis anuncia eólica de 126 MW no Rio Grande do Norte após contrato privado

08/07/2019 09h41

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A EDP Renováveis, controlada pela elétrica portuguesa Energias de Portugal (EDP), anunciou que construirá uma usina eólica no Rio Grande do Norte com uma capacidade instalada de 126 megawatts após ter assegurado a venda da produção do parque em um contrato privado com 20 anos de duração.

Em comunicado nesta segunda-feira, a EDP Renováveis afirmou que o empreendimento deverá iniciar operações em 2022.

O anúncio da operação vem em meio a um forte crescimento do número de projetos de energia renovável no Brasil viabilizados com a venda da produção futura em contratos privados, no chamado mercado livre de eletricidade-- em que grandes clientes como indústrias podem negociar o suprimento diretamente com geradores e comercializadoras.

Segundo a EDP Renováveis, o contrato de 20 anos viabilizará os projetos Monte Verde VI e Boqueirão I e II.

"Atualmente, a EDP R tem 467 MW em parques eólicos de tecnologia 'onshore' (em terra) instalados no Brasil, e com esse novo contrato a EDP R reforça sua presença em um mercado com um baixo perfil de risco, por meio do estabelecimento de contratos de longo prazo, ativos renováveis atraentes e sólidas perspectivas de médio e longo prazo", disse a empresa no comunicado.

A EDP Renováveis acrescentou que, com essa nova transação, alcançou agora 3,3 gigawatts de sua meta global de viabilizar cerca de 7 gigawatts em projetos no período 2019-2022, como parte de seu plano estratégico.

Além da EDP Renováveis, a EDP tem presença no Brasil por meio da EDP Energias do Brasil, que controla ativos de geração, transmissão e distribuição de eletricidade. As empresas, no entanto, têm atuado de forma independente no país, com a EDP Renováveis focada em usinas eólicas e solares.