IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Grandes petroleiras retiram pessoal de plataformas no Golfo dos EUA antes de tempestade

10/07/2019 10h23

HOUSTON (Reuters) - Grandes petroleiras dos Estados Unidos começaram na terça-feira a retirar seus funcionários e a restringir a produção em plataformas de águas profundas no Golfo do México devido a um distúrbio climático que deve se tornar uma tempestade ainda nesta semana.

Um ciclone tropical deverá se formar ainda nesta quarta-feira ou na quinta-feira e avançar para o leste através do norte do Golfo do México, onde há dezenas de instalações de produção de petróleo e gás, segundo o Centro Nacional de Furacões.

Chevron, Shell, BP e BHP estão removendo suas equipes de 15 plataformas de produção offshore, segundo comunicados das empresas. A Exxon Mobil está "monitorando de perto" a situação para determinar se suas instalações podem ser afetadas, disse uma porta-voz.

A Chevron está evacuando e iniciando restrições à produção em cinco plataformas-- Big Foot, Blind Faith, Genesis, Tahiti e Petronius, disse a porta-voz, Veronica Flores-Paniagua. A empresa também está retirando equipes não essenciais de uma sexta unidade (Jack/St. Malo) por precaução.

A Shell disse que evacuou funcionários responsáveis por serviços não essenciais nas plataformas Appomattox, Mars, Olympus e Ursa, reduzindo a produção em cerca de 2.535 barris por dia (bpd) nas unidades Mars e Olympus. Ela espera impactos mínimos em suas operações.

A BP começou a evacuar quatro plataformas-- Thunder Horse, Atlantis, Mad Dog e Na Kika, que produzem mais de 300.000 barris de óleo equivalente por dia, disse o porta-voz Jason Ryan.

A BPH estava reduzindo a produção e esperava concluir a retirada de funcionários de suas plataformas Neptune e Shenzi na tarde desta quarta-feira, segundo a porta-voz Judy Dane.

O Golfo do México abriga 17% da produção de petróleo dos EUA e 5% da produção de gás natural, segundo dados da Administração de Informação de Energia.

(Por Collin Eaton em Houston)