IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Setor de materiais de construção civil reduz projeção de crescimento para 2019

10/07/2019 13h57

SÃO PAULO (Reuters) - O setor de materiais de construção reduziu a projeção de alta das vendas do setor em 2019, após o fraco desempenho da economia no início do ano, disse a associação Abramat nesta quarta-feira.

A estimativa da entidade para as vendas do setor foi revisada de crescimento de 2% para 1,5%.

"Esse ajuste de menos meio ponto percentual se justifica frente ao resultado do PIB no primeiro trimestre e pelo ritmo de retomada da economia mais lento que o esperado", afirmou o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, em comunicado.

O executivo ponderou, porém, que a estimativa segue acima do crescimento de 1% obtido pelo setor no ano passado, citado pela Abramat como um ano de recuperação. Ele citou ainda medidas de estímulo à demanda tomadas pelo governo, como a redução dos depósitos compulsórios dos bancos e o encaminhamento de medidas estruturantes, como "a modernização do saneamento básico".

Em junho, o faturamento do setor caiu 1% sobre maio e recuou 0,9% ante junho de 2018. No primeiro semestre, a Abramat afirma que as vendas devem mostrar crescimento de 2,6%, dado a ser confirmado ainda neste mês.

(Por Alberto Alerigi Jr.)