IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China diz que disputa comercial com EUA pode ser resolvida através de respeito mútuo

11/07/2019 08h28

PEQUIM (Reuters) - A China e os Estados Unidos podem encontrar uma maneira de resolver sua disputa comercial se as preocupações uns dos outros forem levadas em consideração, disse o Ministério do Comércio chinês nesta quinta-feira.

O porta-voz do ministério, Gao Feng, também disse durante uma coletiva de imprensa semanal que a China espera que os EUA removam as sanções contra a Huawei Technologies [HWT.UL] o mais rápido possível e abra caminho para relações bilaterais saudáveis.

Os dois países estão no meio de uma disputa comercial que já dura um ano e os levou a impor tarifas sobre produtos um do outro. A China prometeu não ceder em questões de princípio nem sob pressão dos EUA.

"Equipes comerciais de ambos os lados, de acordo com o consenso alcançado em Osaka pelos líderes dos dois países, vão reiniciar as negociações econômicas e comerciais com base na igualdade e respeito mútuo", disse Gao.

"A China acredita que os dois lados podem encontrar uma maneira de resolver a questão se as preocupações razoáveis de cada um forem levadas em consideração através de um diálogo em igualdade."

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram no Japão no mês passado com outra trégua comercial, graças à promessa de Trump de não impor novas tarifas sobre produtos chineses e aliviar as restrições à Huawei.

Mas nenhum prazo foi estabelecido para que o processo seja concluído, deixando a possibilidade de demora nas negociações. Washington aumentou drasticamente as tarifas depois que as negociações foram interrompidas em maio e Pequim fez o mesmo.

(Por Stella Qiu e Se Young)