IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China investigará trabalho de autoridades locais no controle de peste suína africana

15/07/2019 15h25

PEQUIM (Reuters) - O Ministério da Agricultura da China afirmou nesta segunda-feira que vai avaliar autoridades veterinárias locais de 10 províncias, à medida que tenta desacelerar a atual propagação do vírus mortal da peste suína africana.

As investigações vêm após o governo chinês ter dito no início deste mês que havia deficiências nos esforços para controlar e prevenir a doença, que atingiu todas as províncias do país e continua a se espalhar, quase um ano após ter sido detectado pela primeira vez.

A China, maior consumidora mundial de carne suína, teve sua enorme criação de porcos dizimada pela doença. A peste suína africana mata quase todos os porcos infectados, mas não afeta humanos. Não há vacina ou cura.

Muitos surtos, no entanto, não estão sendo reportados, pelo que disseram criadores de animais à Reuters. Autoridades de algumas províncias relutam em verificar ou notificar a doença.

O vice-ministro da Agricultura, Yu Kangzhen, afirmou recentemente que o ministério está analisando relatos de subnotificação da doença. Ele disse também que alguns locais enfrentam falta de pessoal e de dinheiro para prevenir e controlar a peste.

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais declarou em um comunicado online que avaliará as agências veterinárias, tomando dois condados como amostra, nas seguintes províncias e regiões: Hebei, Heilongjiang, Jiangsu, Henan, Anhui, Guangxi, Fujian, Sichuan, Yunnan e Shaanxi.

As verificações serão concluídas até 31 de outubro, enquanto os resultados serão submetidos ao ministério até 31 de dezembro.

(Reportagem de Dominique Patton)