IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Minério de ferro e coque sobem na China com perspectiva de demanda

15/07/2019 09h36

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os preços do minério de ferro e do coque na China subiram nesta segunda-feira com as expectativas de um aumento na demanda pelos insumos siderúrgicos, enquanto os futuros do aço se recuperaram de mínimas de três semanas atingidas no início da sessão.

O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian subiu 2,3%, para 895 iuanes (130,22 dólares) a tonelada, chegando perto de seu recorde intradiário de 911,5 iuanes, registrado em 3 de julho.

As apertadas condições de oferta também sustentaram os preços do minério de ferro, com estoques importados nos portos da China perto do nível mais baixo desde o início de 2017. O total estocado caiu para 115,35 milhões de toneladas em 12 de julho, de 115,6 milhões de toneladas na semana anterior, segundo dados compilados pela consultoria SteelHome.

A demanda por minério de ferro pode aumentar, já que os estoques de siderúrgicas diminuíram, disse Darren Toh, especialista da Tivlon Technologies, de Cingapura.

"Nosso modelo de análise de dados está apontando o estoque de minério de ferro das usinas chinesas caindo significativamente nas últimas 10 semanas", disse ele.

Isso indica que a produção de aço na China continua forte, apesar da redução da produção em alguns dos centros, em meio a uma demanda "muito forte" pela commodity para os projetos de infraestrutura do país, disse Toh.

A produção diária de aço bruto da China subiu para níveis recordes em junho, de acordo com cálculos da Reuters, mesmo que as restrições à poluição tenham pressionado ligeiramente a produção em todo o mês, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira.

Os futuros de coque subiram 2,8%, para 2.167,50 iuanes por tonelada, depois de atingirem 2.172,50 iuanes por tonelada no início do dia, o maior nível em quase cinco semanas.

Os futuros do vergalhão de aço fecharam em alta de quase 1%, após caírem 1,8% mais cedo.