IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDES vai acelerar vendas de participações em empresas, diz Montezano

16/07/2019 12h49

BRASÍLIA (Reuters) - O novo presidente do BNDES, Gustavo Montezano, afirmou nesta terça-feira que o banco de fomento trabalhará com cinco metas, já alinhadas com o Ministério da Economia e que incluem a aceleração de vendas de participações detidas em empresas.

Em cerimônia para marcar sua posse no banco, em lugar de Joaquim Levy, Montezano afirmou que as participações "especulativas" detidas pelo BNDES em bolsa de valores são da ordem de 100 bilhões de reais.

Montezano também afirmou que o BNDES quer concluir a devolução de recursos ao Tesouro Nacional, 126 bilhões de reais, ainda neste ano.

"BNDES até final do ano será menos banco e mais desenvolvimento", disse Montezano, após sublinhar que o banco não buscará lucro, mas sustentabilidade financeira.

O Ministério da Economia anunciou a nomeação de Montezano para a presidência do BNDES em junho. Até então ele era secretário-adjunto de desestatização da pasta.

Montezano foi o sócio-diretor do BTG Pactual responsável pela divisão de crédito corporativo e estruturados, baseado em São Paulo. Ele iniciou a carreira como analista de private equity no Opportunity, no Rio de Janeiro, e é mestre em Economia pela Faculdade de Economia e Finanças (IBMEC-RJ) e graduado em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ).

A escolha de Montezano veio depois de um imbróglio em que Levy pediu para deixar a presidência do BNDES após o presidente Jair Bolsonaro ameaçar publicamente demiti-lo se ele não afastasse um executivo do banco de fomento.

(Por Marcela Ayres)