IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Membro do BCE diz que banco está pronto para agir se necessário

17/07/2019 09h19

BERLIM (Reuters) - O Banco Central Europeu está pronto para agir se necessário para ajudar a inflação a avançar para sua meta de perto mas abaixo de 2% na zona do euro, disse nesta quarta-feira o membro da diretoria Benoit Coeure, antes da reunião de política monetária do banco na próxima semana.

O Conselho do BCE adiou qualquer alta dos juros por ao menos um ano em sua reunião de 5 e 6 de junho, e o presidente Mario Draghi abriu enfaticamente a porta para mais estímulo nas semanas seguintes. O Conselho vai se reunir novamente em 24 e 25 de julho para discutir a política monetária.

"Olhando à frente, o Conselho está determinado a agir em caso de contigências adversas e também está pronto para ajudar todos os seus instrumentos, conforme apropriado, para garantir que a inflação continue a se mover na direção do objetivo do Conselho de maneira sustentada", disse Coeure.

Coeure afirmou ainda que a economia do zona do euro, que expandiu 0,4% no primeiro trimestre sobre o anterior, está mostrando sinais de "crescimento um pouco mais fraco" no segundo e terceiro trimestres, e acrescentou que os riscos continuam voltados para o lado negativo.

Ele ainda destacou a contínua fraqueza comercial resultante das incertezas globais, que estão afetando o setor industrial.

(Reportagem de Michelle Martin)