IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC do Japão está dividido sobre a necessidade de afrouxamento na próxima semana, dizem fontes

24/07/2019 09h09

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - Autoridades do banco central do Japão estão divididas sobre a possibilidade de afrouxar a política monetária na próxima semana ou adiar, já que têm lutado com a necessidade de proteger a economia de uma alta indesejada do iene e o crescimento das incertezas globais com um kit de ferramentas enfraquecido.

Não há consenso no Banco do Japão sobre os juros na reunião de 29 e 30 de julho, já que muito dependerá da decisão de política monetária do Banco Central Europeu na quinta-feira e da resposta do mercado, disseram fontes familiarizadas com o pensamento do banco central japonês.

Com a demanda interna forte compensando as fracas exportações japonesas, muitas autoridades do Banco do Japão não veem a necessidade iminente de aumentar o apoio monetário, e preferem economizar sua munição limitada para quando a economia enfrentar problemas maiores, disseram as fontes.

Mas algumas autoridades temem que ao não adotar nenhuma medida em um momento em que os bancos centrais nos Estados Unidos e na Europa estão cortando os juros ou sinalizando esse movimento, o Banco do Japão pareceria menos "dovish" e provocaria uma alta do iene, que pode prejudicar as exportações japonesas, disseram as fontes.

Muitos analistas preveem que o banco central japonês adotará um modesto ajuste em suas orientações futuras -- uma promessa feita pelos bancos centrais sobre futuras mudanças na política monetária -- e se comprometerá a manter os juros ultrabaixos em um período de longo prazo.

A ideia está entre as opções debatidas internamente dentro do banco central e estará na mesa de discussões na próxima semana, se o conselho considerar a necessidade de evitar riscos para a economia do Japão, disseram as fontes.