IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da Turquia reduz taxa de juros em 4,25 p.p. em primeira mudança desde a crise

25/07/2019 08h28

ISTAMBUL (Reuters) - O banco central da Turquia reduziu acentuadamente sua taxa básica de juros em 4,25 pontos percentuais, para 19,75% nesta quinta-feira, para estimular a economia em recessão, no primeiro passo para se afastar da postura de emergência adotada durante a crise cambial do último ano.

Os juros estavam em 24%, nível em que permanecia desde setembro, quando um colapso na lira turca levou a inflação para a máxima de 15 anos acima de 25%, provocando aumentos agressivos dos juros.

Os preços ao consumidor caíram desde então abaixo de 16%, abrindo as portas para o primeiro afrouxamento monetário em quatro anos e meio na maior economia do Oriente Médio.

Os economistas esperavam uma redução de 2,5 pontos percentuais, de acordo com uma pesquisa da Reuters na semana passada que mostrou uma série de pontos de vista.

A lira apresentou bastante volatilidade este ano, após ter enfraquecido quase 30% em relação ao dólar em 2018. A moeda turca se estabilizou nas últimas semanas, apesar de a Turquia enfrentar a ameaça de sanções dos Estados Unidos pela compra de sistemas de mísseis russos.

As preocupações com a independência do banco central em relação à pressão política ajudaram a desencadear a crise do ano passado, e sua credibilidade vem sendo alvo de renovadas análises pelos investidores depois que seu presidente foi demitido abruptamente há menos de três semanas.

O novo presidente do banco, o ex-vice Murat Uysal, assumiu a liderança da autoridade monetária depois que o presidente turco, Tayyip Erdogan, demitiu seu antecessor, Murat Cetinkaya, porque, como disse Erdogan, ele não seguiu as instruções do governo.

(Por Behiye Selin Taner, Ezgi Erkoyun e Ali Kucukgocmen)