IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento dos EUA fica abaixo da meta de 3% de Trump em 2018

26/07/2019 11h28

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - O crescimento econômico dos Estados Unidos em 2018 não atingiu a meta de 3% do governo do presidente Donald Trump em nenhuma medida, o que pode renovar as críticas ao pacote de corte de 1,5 trilhão de dólares em impostos da Casa Branca.

O Departamento de Comércio informou nesta sexta-feira que o Produto Interno Bruto dos EUA cresceu a uma taxa de 2,9% no ano passado, confirmando uma estimativa publicada em março. As revisões anuais do departamento para os dados do PIB também mostraram que a economia cresceu 2,5% nos 12 meses até o quarto trimestre de 2018, abaixo dos 3% reportados anteriormente.

O presidente Donald Trump destacou o ritmo de crescimento ano a ano como prova de que os cortes de impostos e gastos do governo, que ajudaram a aumentar o déficit do governo federal, colocaram a economia em uma trajetória de forte crescimento sustentável.

A Casa Branca e os republicanos argumentaram que os cortes de impostos, que incluíam reduzir a alíquota de impostos corporativos de 35% para 21%, se pagariam por meio de um forte crescimento econômico. Os democratas atacaram os cortes de impostos como sendo benéficos a norte-americanos ricos às custas da classe média.