IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão e EUA se preparam para negociações comerciais ministeriais em Washington em 1º de agosto

26/07/2019 08h15

Por Yoshifumi Takemoto

TÓQUIO (Reuters) - O ministro da Economia do Japão, Toshimitsu Motegi, está se preparando para um encontro com o representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, em Washington, no dia 1º de agosto, disseram duas fonte familiarizadas com o assunto

As duas últimas conversas foram realizadas no mês passado em Osaka, onde o Japão sediou a reunião do Grupo dos 20 (G20).

A reunião levará em consideração qualquer progresso obtido nas negociações bilaterais de trabalho que ocorrerem a partir de 24 de julho.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem pressionado Tóquio a acelerar as negociações para um acordo bilateral que abrirá o mercado japonês para produtos norte-americanos, particularmente em áreas de agricultura, e consertará o que ele considera um enorme desequilíbrio comercial bilateral.

O Japão tem receio de fazer concessões em áreas políticas sensíveis, como a agricultura, e quer incitar os Estados Unidos a cortarem as tarifas sobre as autopeças.

A expectativa é que as negociações comerciais bilaterais aceleram antes de uma esperada visita do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, a Nova York em setembro, onde ele deverá se encontrar com Trump, segundo autoridades japonesas.

Washington e Tóquio permanecem distantes no comércio.