Japão e EUA se preparam para negociações comerciais ministeriais em Washington em 1º de agosto
Por Yoshifumi Takemoto
TÓQUIO (Reuters) - O ministro da Economia do Japão, Toshimitsu Motegi, está se preparando para um encontro com o representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, em Washington, no dia 1º de agosto, disseram duas fonte familiarizadas com o assunto
As duas últimas conversas foram realizadas no mês passado em Osaka, onde o Japão sediou a reunião do Grupo dos 20 (G20).
A reunião levará em consideração qualquer progresso obtido nas negociações bilaterais de trabalho que ocorrerem a partir de 24 de julho.
O presidente dos EUA, Donald Trump, tem pressionado Tóquio a acelerar as negociações para um acordo bilateral que abrirá o mercado japonês para produtos norte-americanos, particularmente em áreas de agricultura, e consertará o que ele considera um enorme desequilíbrio comercial bilateral.
O Japão tem receio de fazer concessões em áreas políticas sensíveis, como a agricultura, e quer incitar os Estados Unidos a cortarem as tarifas sobre as autopeças.
A expectativa é que as negociações comerciais bilaterais aceleram antes de uma esperada visita do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, a Nova York em setembro, onde ele deverá se encontrar com Trump, segundo autoridades japonesas.
Washington e Tóquio permanecem distantes no comércio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.