Guerra comercial mantém setor industrial da China em contração pelo 3º mês, mostra PMI oficial
Por Lusha Zhang e Ryan Woo
PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China encolheu pelo terceiro mês seguido em julho, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial, destacando os crescentes problemas na segunda maior economia do mundo em meio à guerra comercial com os Estados Unidos.
O PMI oficial de indústria da China subiu a 49,7 em julho de 49,4 no mês anterior, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional de Estatísticas, permanecendo abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração. Analistas consultados pela Reuters esperavam uma leitura de 49,6.
A deterioração da demanda global provocou queda nas encomendas para exportação pelo 14º mês, segundo a pesquisa, embora o subíndice tenha subido a 46,9 de 46,3.
A contração nas novas encomendas totais também se moderou um pouco, enquanto a produção foi mais positiva, com o crescimento acelerando em julho.
Outra pesquisa mostrou que a atividade no setor de serviços chinês cresceu no ritmo mais fraco em oito meses em julho, pressionada pela pressão sobre a economia como um todo das medidas comerciais dos EUA, com a leitura oficial atingindo 53,7 em julho de 54,2 em junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.